Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de maio de 2013

Os primeiros dois meses – Aprendendo o amor de irmão

Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço. 
1 João 2:10
Estamos aqui completando os dois primeiros meses... Na verdade, completamos dia 22, não é? Mas tem sido os dois meses mais intensos de nossas vidas.

Desde que chegamos da maternidade com a princesa, o Garotão tem mostrado um amor, um carinho, algo inexplicável. O carinho é tão grande quanto é forte. É tão forte que tenho medo de que ele a machuque quando a beija e a abraça.

Mesmo assim, o ciúme existe. Mas ele não desconta no irmãzinha... às vezes é nele mesmo ou em mim. A primeira vez que eu fiquei sozinha com os dois em casa, a Princesa estava com menos de um mês. Eu estava amamentando, e o Garotão brincando no quarto dele quando ele me chamou. Eu não fui, não tinha como levantar com a menina mamando. Ele parou de chamar e aí, eu ouvi o barulho dele batendo a cabeça... Aí, não teve jeito... tive que tirá-la do peito e deixar a Princesa chorando para ver o que aconteceu... quando vi, o roxão na cabeça me deixou muito, muito chateada.

Então, tivemos três soluções: trazer os brinquedos dele pra sala, usar o sling para amamentar depois das 18h (hora que ele chega da escola e que a Princesa fica pendurada no peito e deixá-la chorando se for necessário. Foram perfeitas, já que agora é possível atender o Garotão um pouco mais rápido. Afinal, apesar de ser chato deixar a bebê chorando, pelo menos a integridade física dela está garantida se ela estiver no berço.

Agora, não temos mais problemas de auto-agressão, mas temos visto uma certa carência. Quando ela chora, ele corre para o meu colo, e não desce para que eu possa pegá-la. Se ela estiver dormindo, ele não quer saber de mim, mas se ela chora... ele resolve que quer colo.. aí, não tem jeito de colocá-lo no chão, não é choradeira, é algo mais sentido, de doer o coração mesmo... mas, se a Princesa está com fome, fazer o quê?

Apesar dessas situações, existem outras que são incríveis. Geralmente, essas mais difíceis só acontecem quando estou sozinha com ele. Quando temos mais gente em casa (o pai, os avós, os tios), ele se desdobra em carinhos com a irmã, à ponto de subir no berço para beijá-la. Quando quer conversar com ela, ele repete o choro dela, como se fosse a língua dela. Nunca chega pra ela e a chama pelo nome ou fala algo carinhoso... mas é lindo perceber o quando ele quer se comunicar com ela...

E os beijos? Na cabeça, no pezinho, na mãozinha e na barriga... Incrível, ela já vira o rostinho pra ele quando ele chega perto... que delícia!!!

Sei que eles vão construir uma relação incrível, amizade e cumplicidade. Esse caminho terá um monte de atropelo, mas será perfeito, para uma amizade perfeita!

6 comentários:

  1. Que bom que tá indo tudo dentro do previsível, super normal o comportamento dele. E com o tempo vcs vão se ajustando e percebendo como será fácil conciliar os dois!

    Acho que a cumplicidade entre os irmão e' a coisa mais bonita da face da terra!!!

    Beijos nos três!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Ivna! Desculpa a demora em passar pra responder!
      Mas, obrigada pelo carinho!
      Os dois estão aprendendo a conviver cada dia mais...
      Um beijo!

      Excluir
  2. História parecidíssima com a nossa ! Só que aqui não é bem colo que ele requer, mas mais atenção, e justamente na hora da amamentação !
    Mas o amor e o carinho prevalecem !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles sempre querem mais atenção quando damos mamá, né?
      Aqui ele sobe nas minhas costas, é tenso... mas já está bem melhor agora... Estão aprendendo bem!!!

      Excluir
  3. Que lindo! Amor de irmãos é tudo de bom... aqui foi mais fácil. Primeiro, que a menininha veio antes, e menina tem esse "amor materno" desde sempre... então ela desde o início, achava que ele era mais uma de suas bonecas rsrs... além disso, ela era muito pequena, tinha 1 ano e 9 meses quando ele nasceu, então ainda não entendia que tinha "perdido o trono" rsrs...
    Mas... agora que ele está com quase 1 ano e ela quase 3, é lindo ver como já brincam juntos, e como um ama o outro de um modo perfeito.
    Irmãos são tudo de bom!
    Ah... uma dica que usamos muito aqui... enquanto o menor (no seu caso, a menor) ainda não entende, supra o maior de mimos, de elogios e de carinhos... ele vai entendendo assim que a irmãzinha não tirou o amor que os pais sentem por ele!
    super beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Estarei respondendo aqui mesmo pelo blog, ok?
Que Papai do Céu te abençoe!!!