Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A primeira briga na quadra



"O homem irado provoca discussão, mas quem é paciente acalmará a briga." 
(Provérbios 15:18)

Eu achei que esse dia ia demorar a chegar, mas o Garotão (3 anos 7 meses) já arranjou a primeira briga na quadra. Não, não foi algo grave, mas pra mim, é algo que merece ser registrado.

O Garotão tem mania (que estou tentando tirar, já que não aguento sair correndo atrás dele com essa barriga de 30 semanas) de correr do parquinho pra quadra. Chega na quadra, entra e corre durante uns 10 minutos e depois, volta pro parquinho.

O Garotão saiu correndo, e eu fui atrás (eu e minha mãe). Quando estávamos chegando perto, eu ouvi: “Mamãe!”, meu Garotão chamando e brigando. Fiquei preocupada imaginando o que é que teria acontecido. E, ao me aproximar mais vi que tinha crianças maiores jogando bola, e chegando mais perto, vi um garoto, de no máximo 6 anos reclamando que meu filho tinha batido nele!

Como assim? Meu filho de 3 anos 7 meses conseguiu bater num garoto de 6 anos? Eu me acalmei e perguntei o que aconteceu. O garoto respondeu que o meu filho abriu o portão da quadra e acertou o portão na testa dele. Então eu perguntei se ele tinha feito algo com o meu Garotão e ele disse que não fez nada.

Bom, pro meu Garotão gritar “mamãe”, e estar com a carinha enfurecida, ele fez sim, nem que seja ter segurado o portão pro Garotão não entrar. Mas, ele disse que não fez nada.
Não duvido que o meu Garotão tenha realmente batido na testa do garoto com o portão, mas eu queria saber exatamente o que aconteceu.

E, pra mim, o mais gostoso disso tudo (pois é, a primeira briga na quadra, teve seu ponto gostoso), é saber que o meu filho, em momento de problemas vai saber chamar: “mamãe!”

14 comentários:

  1. Olha só que garotão esperto, seja qual for a situação ele chama a mamãe pq sabe que ela vai defende-lo seja do que for, lindinho!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Paty...
      pra nós, uma grande vitória, já que o Garotão ganhou essa de nos chamar no finzinho do ano passado...
      um presente, né?
      Um beijo!
      Obrigada pelo carinho!!!

      Excluir
  2. Ele sabe que você vai protegê-lo, fofo. Alguma coisa deve ter acontecido pra ele ficar bravo. Primeira vez tem que registrar!

    ***

    Sobre o desfralde, você diz ser mais difícil porque é algo novo?

    Bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia, por isso que fiquei feliz... por ele estar aprendendo a me chamar... a grande novidade do ano!!! hehehehe...

      Ah, são vários desafios do desfralde:
      - Não saber pedir;
      - O costume com a rotina;
      - E a diferença de compreensão dele... Ainda não conseguimos perceber até onde ele compreende ou não...

      Temos várias dicas pra desfralde de criança autista, mas não há diferenças do que é falado para as crianças neurotípicas, só que o tempo é diferente... Estamos há 10 dias desde o início do desfralde, e ele só pediu xixi uma vez... depois, só pelo tempo e pela rotina mesmo...

      Um beijo!
      Obrigada pelo carinho!!!!

      Excluir
    2. Entendi. Acho que então o melhor é ir com calma né?

      Excluir
    3. Pois é, Andreia... vamos aos pouquinhos e sempre... pra mim, quando ele aprender a pedir, será todo o caminho percorrido!!!! Tem um post aqui elaborado contando como é nossa rotina de tentativa de desfralde...

      Excluir
  3. É impossível escapar dessas situações... Tem que manter a calma e tentar entender oq aconteceu!
    Mãe, sempre!!!! Mãe é a prova de tudo!!!
    Beijos
    Paula Martinelli
    www.minhamaternidade.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula,
      eu fiquei super calma... na verdade, estava super feliz por ter ouvido o Garotão me chamar... mãe é boba, né?
      Hehehehe!!!
      Um grande beijo!!!!
      Obrigada pelo carinho!!!!!

      Excluir
  4. Ah, importante vc ficado calma, e principalmente querer saber o que aconteceu....
    Que fofo ele te chamando pra ajudá-lo!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivna...
      Na boa, eu não me importo muito com as 'brigas' assim entre crianças, pq eu aprendo tanto com isso, a entender o que eles querem, o que eles demonstram... E, claro, ele me chamando foi o ápice, né?
      Obrigada pela visita e pelo carinho!!!!

      Excluir
  5. Olá,
    Brigas entre crianças são muito comuns, o importante é que os adultos se mantenham calmos para ajuda-los. E entender que isso passa rapidinho, e que as mamães podem continuar amigas. E que bom que ele gritou "mamãe"!!
    Aproveito para agradecer a visita e o comentário no blog Mamães em Rede.
    Beijo
    Mamães em Rede/Deborah Gebran

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deborah, na verdade, eu não me estressei com a briga não... acho tão normal... Na verdade, eu achei foi o máximo... um marco, né?
      Um beijo!!
      Obrigada pela visita, viu?

      Excluir
  6. Mas olha só hein!!! Mas devemos conversar e ir dialogando... Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris...
      sempre acontece, né? Mas, isso só mostra que o Garotão está crescendo!!!
      Um beijo!
      Obrigada pelo carinho!!!!

      Excluir

Obrigada pela visita!
Estarei respondendo aqui mesmo pelo blog, ok?
Que Papai do Céu te abençoe!!!