Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Mais um passo de independência: do berço para a cama



O SENHOR é a minha força e o meu cântico; e se fez a minha salvação.
Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do SENHOR faz proezas.
A destra do SENHOR se exalta; a destra do SENHOR faz proezas. 
Salmos 118:14-16
Finalmente, o nosso Garotão (3 anos e 3 meses) dormiu na cama pela primeira vez, no quarto preparado especificamente para o Garotão na fase de garotão. Quando eu estava grávida do Garotão, já com 4 meses, fizemos os móveis do meu quarto e do Garotão. Mas, seria para um futuro próximo.
O Garotão nasceu, foi pro berço, aí veio o diagnóstico de autismo, e aí veio o medo de colocá-lo na cama. Medo simplesmente por medo. Medo dele levantar de noite e sair pela casa. Medo por ele ser sonâmbulo (ele já dormiu na minha cama e acordei assustada com ele descendo dela dormindo e pegando a minha tartaruga de pelúcia gigante). Medo dele cair da cama. Medo, medo, medo. Já estava em nossos planos a mudança, mas estávamos protelando demais. Até que engravidei.
Com um novo neném, não dá pra ele ficar mais no quartinho do berço, né? Então a mudança para o quarto dele agora era imprescindível. E, a transição não poderia ser do tipo: “vamos para o seu quarto para deixar esse para o neném?” De forma alguma! Tinha que ser uma transição que deixasse o Garotão em evidência, tudo preparado para o nosso Garotão. O novo quarto seria um presente de crescimento para ele.
Então fomos atrás das roupas de cama do desenho preferido dele: Carros (pois é, eu pagando a minha língua. Eu nunca quis nada de desenho animado e acabei cedendo para atraí-lo para o quarto dele...). Compramos roupa de cama, a grade, o papai fez uma arrumação dos brinquedos nas prateleiras, enfim, deixou o quarto com cara de quarto de Garotão.
Quando o Garotão chegou da escola, o levamos direto para o quarto dele. Ele abriu um sorriso enorme. Olhou os carrinhos na estampa da colcha, subiu para olhar a janela, curtiu cada carrão nas prateleiras e ficou brincando na cama nova até praticamente a hora de dormir.
Eu fiquei muito preocupada com essa hora de dormir. Quando o Garotão começou a manifestar o soninho, deitamos nós quatro (Garotão, mamãe, papai e neném) na cama dele de solteiro. Ele dormiu mais rápido que pensamos.
E, aí, a noite do Garotão foi tranquila! Ele dormiu a noite inteira. Claro que a mamãe não dormiu, né?Acordou várias vezes de noite para olhar o Garotão, se ele estava bem, se estava com frio, se tinha descido muito na cama, enfim, mamãe preocupada dá nisso!! Acordamos cedo, o Garotão dormindo bem, sem descer na cama... e minhas preocupações esvaindo-se com o escuro da madrugada!
Então, na hora certa, fomos acordá-lo na cama. Ele acordou com um sorriso imenso, uma alegria incrível, e uma animação elétrica para 7h30 da manhã. Ou seja, a caminha nova o ajudou a recuperar as energias!
Viva! Mais um passo no crescimento!

4 comentários:

  1. Que legal. Nossos filhos são mais independentes do que pensamos, rs. Nós mamães é que somos inseguras.

    Se dormiu tão bem é sinal de que adorou a caminha!

    Bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Andreia! Realmente, eu realmente sou bastante insegura... Um beijo!!

      Excluir
  2. Que linda vitória! O sorrisão dele foi tudo! Linda a sua sensibilidade em fazer do novo quarto um presente de crescimento para ele...
    Que Papai do Céu continue te inspirando e te dando tamanha sensibilidade para educá-lo da melhor maneira possível como sei que tem buscado..

    bjks no coração!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cleise!!!
    Obrigada por todo carinho!!! Se não fosse Papai do Céu, como poderia fazer essas coisas, né? Deus nos inspira a sempre fazer o melhor! Ele é Grandioso!!
    Um beijo!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Estarei respondendo aqui mesmo pelo blog, ok?
Que Papai do Céu te abençoe!!!